Ser gordo

Em nossa sociedade e, em especial, a sociedade brasileira, ser gordo — sim, "gordo" mesmo, sem preconceitos ou usos de artifícios como o sufixo "inho" para amenizar o impacto que a palavra provoca — ainda é visto com maus olhos.

Ser obeso ou mesmo possuir apenas um sobrepeso é quase uma senha para que uma maioria julgue-os como "sedentários" ou mesmo "preguiçosos", sem falar no notório "guloso" — como se a pessoa estive pagando por, justamente, ter se entregado a um dos sete pecados capitais. E, ao que me parece, isto não ocorre somente no Brasil.

Recentemente recebi um link de uma amiga portuguesa de um post no blog O Blog da Tereza intitulado A Pessoa que Mais Odeia Gordinhas em Portugal. Fiquei pasmo!

O mesmo traz algumas crônicas de uma mulher chamada Margarida Rebelo Pinto, que discursa justamente a respeito das "gordinhas". Mais uma vez: "fiquei pasmo!"

Eu sei que eu, um simples escritor-blogueiro, não sou ninguém para criticar ou apontar o dedo para alguém, mas as crônicas desta mulher me deixaram de queixo caído com tamanha ignorância e preconceito.

Mas o que esta mulher tem a ver com o preconceito contra gordos no Brasil? Ela demonstra a tendência mundial de apelo à magreza — muitas vezes extrema. Se ainda resta alguma dúvida disto, basta olhar para as modelos que, a todos os momentos, nos rodeiam na televisão; nos panfletos de lojas e etc: todas magras, todas perfeitas.

É claro que a minha intenção não é fazer apologia à gordura ou mesmo à obesidade, mas tentar mostrar que existem "N" motivos para que alguém não seja magra — e que nem sempre uma pessoa magra é, necessariamente, bela.

Infelizmente há mais e mais meninas que se sujeitam as mais diversas — e bizarras — dietas para ficarem magras.

O que me dói, ainda mais, é que mesmo com as diversas campanhas anti-bullying, nas escolas, não é difícil encontrar adolescentes ou até mesmo crianças tristes porque o coleguinha o chamou de gordo — acreditem: dói muito ouvir isto.

Ao fim, creio eu, que uma das melhores maneiras de se mudar este quadro, não importa o país, é pela educação. Ensinar que ser gordo, nas mais diversas vezes, não foi opção da pessoa — principalmente a infantil, sendo culpa diretamente dos pais.

Ser gordo não significa que a pessoa é, obrigatoriamente, o palhaço da turma ou que todos ao redor de ela estejam com ela por pena — quem leu a crônica A Gordinha e as Outras irá entender o que eu estou a dizer. Por favor! Amizade e amor não enxergam peso ou até mesmo beleza.

Amizade é amizade e amor é amor, não importa se seu peso é alto ou baixo ou se seus olhos são claros ou escuros.

De qualquer forma espero que, com o passar dos anos e também o aprimorar da educação, tal quadro e opinião mudem. Será que é sonhar muito com o dia em que veremos uma modelo plus size em um panfleto de lingerie?

4 comentários:

  1. LUCAS...
    Olá meu amigo, não existe isso ser gordo sem preconceito, há preconceito sim com pessoas gordas. Quando a pessoa ver um gordo chegar a primeira coisa afazer é virar a cara parece até que chegou alguém com alguma doença qual pode te contaminar.
    Não é só no Brasil no mundo todo há preconceito com a gordura e isso é um fato. Pode até parecer que às vezes têm pessoas que diz não tenho nada contra pessoas gordas, mas tem sim, pois sabem que os gordos ocupam mais espaço, comem mais e se cansam mais rápido, por quando o gordo vai procurar emprego também há preconceito.
    Claro que não meu amigo, gordo é uma pessoa como outra qualquer, apenas que tem alguns quilos a mais, mas isso é problema dele,você não concorda..
    Agradeço por ter compartilhado.
    Desejando um ótimo fim de semana.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Olá! Clara, obrigado pelo comentário.

    Então, sim, foi isto mesmo que eu quis dizer — tanto que logo no início do texto eu utilizo a palavra "gordo", sem qualquer forma de "amenizar o sentido", já que grande parte das pessoas utilizam "gordinho".

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!
    Muito bom seu blog, já estou seguindo, segue o meu também!
    http://diariosolelua.blogspot.com.br/
    Beijos Obrigadas!

    ResponderExcluir