Jogos Vorazes

Mais surpresas!

Eu finalmente descobri o que é morar em uma cidade com biblioteca pública, por isso me animei em postar comentários a respeito de livros, filmes e etc (que pode ser animes, mangás, gibis e por ai vai...). E é justamente por causa disso que o nome dessa seção nova aqui no blog será: Livros e etc

Vou começar, então, com o primeiro livro da triologia de Suzanne Collins, Jogos Vorazes (Editora Rocco). Ah! Um aviso: CONTÉM SPOILERS.



SINOPSE

Katniss Everdeen é uma adolescente de 16 anos que mora no distrito 12, em Panem. Órfã de pai, mora com sua mãe e sua irmã caçula.

Até ai nada de excepcional, a não ser pelos Jogos Vorazes, realizados anualmente e em que um menino e uma menina, de cada distrito, são oferecidos à Capital para se enfrentarem em um jogo sangrento em que apenas um sobrevive.

BREVE ANÁLISE

O livro é narrado do ponto de vista de Katniss, mostrando as ações não somente da protagonista como também suas opiniões e sentimentos a respeito assim como a dos outros personagens.

A linguagem (usando como base a tradução para o português) é simples e próxima ao coloquial - o que não deixa o leitor cansado, principalmente quando a protagonista alterna em dizer o que está acontecendo e dar a sua opinião.

Apesar disso, é possível realizar uma análise mais aprofundada dela, como por exemplo: apesar de ter que sustentar sua família desde a morte de seu pai e de sua aparente maturidade, ela mantêm uma certa inocência e carência, principalmente por causa da mãe.

Para quem gosta de livros contemporâneos que contenham aventura, ação e até um leve toque de política, Jogos Vorazes é uma boa pedida - principalmente porque a autora consegue prender quem lê aos conflitos de Katniss Everdeen.

POR QUE EU RECOMENDO

Fora o motivo que eu já coloquei, Katniss, para mim, é uma mistura de gladiadora com adolescente do século XXI. Luta com unhas e dentes pela sobrevivência, mas ainda sim possuí os mesmos conflitos que alguém da idade dela tem, o que leva a maioria, creio eu, a se identificar com ela.

Então é isso... Espero que tenham gostado dessa minha primeira análise. Até mais ^_^

Nenhum comentário:

Postar um comentário